Clássicos da MPB e da dramaturgia estão no Encontrarte

Clássicos da MPB e da dramaturgia estão no Encontrarte

Os amantes de Clara Nunes e também os apaixonados por música brasileira puderam assistir a um musical cheio de poesia e delicadeza, na noite desta terça-feira (23/09). O espetáculo faz parte da programação da 13ª edição do festival de teatro Encontrarte. Durante o dia outras três peças garantiram a diversão do público infantil e infantojuvenil. As apresentações aconteceram no Sesc, no Complexo Cultural e na praça de Tinguá, em Nova Iguaçu.

Acompanhada de quatro músicos a atriz Clara Samantha relembrou sucessos da carreira de Clara Nunes. O musical “Deixa Clarear” é uma homenagem aos 30 anos de falecimento da cantora. “A peça conta a história de Clara Nunes de forma poética. Não é um documentário”, explicou a atriz. Clássicos de grandes músicos brasileiros como Paulo César Pinheiro e Chico Buarque completam o repertório do musical.

Durante uma apresentação de pouco mais de uma hora atriz Clara Samantha animou e emocionou o público com cerca de 20 músicas. Características marcantes de Clara Nunes como o jeito de dançar, a admiração pelas tradições afro-brasileiras e a paixão pela Portela também foram lembradas.

Na programação do Encontrarte os espetáculos para o público infantil e infantojuvenil têm espaço garantido.

O grupo Trompim, de Caxias do Sul (RS), levou a peça “Marilu” para o palco do Encontrarte. Por ser um espetáculo que explora a dramaturgia silenciosa o público não podia descuidar um só instante. “Marilu é uma menina que tem a vida cinzenta. Mas que deseja mudar quando conhece os Pimpolhos, criaturas cheias de cores. A viagem é repleta de brincadeiras e confusões. Será que seu mundo é cinza? Ou ela faz do seu mundo um lugar cinza?”, questionou a atriz Odelta Simonetti .

“Fico mais feliz que meus alunos. Sou fã do Encontrarte e me esforço para trazer pelo menos um grupo todo ano. Estou tentando plantar uma semente no coração destas crianças. O interesse pela cultura precisa ser incentivado desde a infância”, destacou Luci Mendonça, orientadora educacional, ao se referir aos alunos da Escola Municipal Pastor Rubens de Paiva, localizada em Belford Roxo.

Para atender a proposta do Encontrarte, este ano, os espetáculos também acontecem em praças. No início da tarde o palhaço Popó, da peça “Circo de Quintal” levou alegria para as pessoas que estavam na praça de Tinguá. “O palhaço tenta montar um número especial para agradar o seu público. Enquanto prepara o espetáculo acontecem acidentes e tropeços que divertem quem está assistindo”, resumiu Vagner Silva, ator que veio da cidade de Birigui para participar do festival de teatro. O espetáculo existe há cinco anos e é uma coletânea de vários trabalhos do ator.

Amizade, amor, fé e muita confusão se misturam na história dos palhaços Doril e Flora, na peça “Cidade do Sorriso”. Depois que perde o nariz o palhaço Doril não tem mais alegria para viver. Graças ao incentivo de Flora o palhaço segue para a Cidade do Sorriso. Os dois acreditam que a felicidade está lá. “O espetáculo faz uma reflexão sobre o que é felicidade e onde ela se encontra”, destacou a atriz Sara Christiana Carvalho, que interpreta a Flora.

A programação completa do Encontrarte está disponível no site www.encontrarte.com.br. O evento acontece até o dia 27 de setembro. As fotos de cada espetáculo estão disponíveis em facebook.com/encontrarteteatro

Jornalistas:

Bernadete Travassos – 987343-4121

Flavia Rodrigues – 99166-8822