Festival de Dança

Inscrições Encerradas

Festival de Dança_ Cinema na Ponta do Pé

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SHOPPING NOVA IGUAÇU E ENCONTRARTE APRESENTAM: 1º FESTIVAL DE DANÇA – CINEMA NA PONTA DO PÉ

A Ancar Ivanhoe, juntamente com o projeto e produção da EncontrArte, lançam o 1º FESTIVAL  DE DANÇA – CINEMA NA PONTA DO PÉ.

 

REGULAMENTO

O Evento não cobra de seus bailarinos nenhuma taxa de inscrição ou ingresso para apresentação.

 

OBJETIVO

O 1º FESTIVAL  DE DANÇA – CINEMA NA PONTA DO PÉ , concebido pelo Shopping Nova Iguaçu e a  EncontrArte, tem como objetivo reunir a diversidade das coreografias produzidas no Estado do Rio de Janeiro, a fim de estimular, valorizar e dar visibilidade a apresentações de dança, promovendo uma interação direta com o público de todas as faixas etárias através das intervenções artísticas. Valorizando o acesso a bens culturais dentro do Shopping, para melhor qualidade de vida da população em geral.

 

O QUE É? :

É um festival de dança dividido em duas partes. A primeira parte uma mostra livre não competitiva (Kids – Até 12 anos) e a segunda parte uma mostra temática competitiva ( A partir de 13 anos), que irá compor a programação artística do Shopping Nova Iguaçu durante o período de 03/10 a 31/10 de 2016.

 

Diferencial:

 O 1º FESTIVAL  DE DANÇA – CINEMA NA PONTA DO PÉ  aposta na inovação, sugerindo uma temática base para criação, onde o cinema é a referência. Permitindo todas as variações possíveis sobre o tema.

Ex: as coreografias poderão ter músicas ou trilhas sonoras com tema ligados a filmes ou series, assim como cenas com temas, personagens, bastidores, tudo que envolva a temática da sétima arte.

 

PROPOSTA:

 O shopping se propõe a apresentar uma nova forma de festival, com um molde diferenciado e ousado, mas com a intenção de ser apaixonante, ligando a arte da dança a homenagens de outras formas de artes, propondo ao espectador presente se encontrar com alguma história de sua vida, algum momento inesquecível que aquela coreografia poderá leva-lo a sentir e se emocionar.

 

ONDE?

No palco da praça de alimentação do Shopping Nova Iguaçu, no Piso P2.

 

PODEM PARTICIPAR:

O 1º FESTIVAL  DE DANÇA – CINEMA NA PONTA DO PÉ se constitui da seguinte forma:

Primeira parte: Kids até 12 anos que se dará em uma mostra livre com variações de estilos de dança e sem competição. Nesta categoria serão selecionadas 75 coreografias para apresentação;

Segunda parte: Junior/Sênior (13 a 17 anos) e adultos (18 anos em diante) estas duas serão competitivas com apresentações de coreografias, com total liberdade na variedade de estilos, que deverão seguir o tema proposto que é o CINEMA.

 

 DA REALIZAÇÃO:     

O 1º FESTIVAL  DE DANÇA – CINEMA NA PONTA DO PÉ  terá o seguinte cronograma :

 

INSCRIÇÕES:

 De 29 de Agosto a 24 de setembro de 2016.

 

RESULTADO:

O resultado dos selecionados será anunciado no dia 26 de setembro na apresentação da “Mostra E AI” na Praça de Alimentação do Shopping Nova Iguaçu às 19h e publicado nos sites do Shopping e da Encontrarte no dia 27 de setembro.

 

EDITAL

Aberto de 29 de agosto a 24 de setembro de 2016. O edital e a ficha de inscrição (preenchimento obrigatório) estarão disponíveis no endereço: http://encontrarte.com.br/festival-de-danca/

 

DIVULGAÇÃO DOS SELECIONADOS

Acontecerá no dia 26 de setembro na apresentação da “Mostra E AI” na Praça de Alimentação do Shopping Nova Iguaçu às 19h.

 

APRESENTAÇÕES E ELIMINATÓRIAS:

O 1º FESTIVAL  DE DANÇA – CINEMA NA PONTA DO PÉ   acontecerá sempre as segundas feiras:

Apresentações da mostra livre Kids (até 12 anos/não competitivo) das 17h às 18:30h.

Apresentações da mostra competitiva será dividida em duas partes, Junior/Senior (de 13 a 17 anos) e Adulta (a partir de 18 anos), das 19:00 as 21:00h.

Para a mostra competitiva serão 4(quatro) etapas eliminatórias e 1 (uma) final com as 5 (cinco) melhores coreografias de cada semana.

 

 DIAS DAS COMPETIÇÕES E APRESENTAÇÕES (SEMPRE ÀS SEGUNDAS-FEIRAS)

 03/10 – 17:00h a 18:30 – Kids Não competitivo;

03/10 – 19:00h as 21:00h – Junior/sênior e adultos competitivo;

10/10 –17:00h a 18:30 – Kids Não competitivo;

10/10- 19:00h as 21:00h – Junior/sênior e adultos competitivo;

17/10 – 17:00h a 18:30 – Kids Não competitivo;

17/10 – 19:00h as 21:00h – Junior/sênior e adultos competitivo;

24/10- 17:00h a 18:30 – Kids  Não competitivo;

24/30-19:00h as 21:00h – Junior/sênior e adultos competitivo;

31/10- 17:00h a 18:30 – Kids (infantil) Não competitivo;

 

FINAL

31/10-19:00h as 21:00h- Junior/sênior e adultos competitivo;

 

PREMIAÇÃO

Mostra Kids: A premiação acontece sempre ao termino de cada dia de apresentação e todas as coreografias receberão troféus de participação.

Mostra Junior/sênior : os 1º 2º e 3º colocados da competição receberão troféus assim como revelação, melhor coreografo, melhor bailarina e melhor bailarino.

Adultas: os 1º 2º e 3º colocados da competição receberão troféus assim como revelação, melhor coreografo, melhor bailarina e melhor bailarino.

Os vencedores das duas categorias competitivas receberão uma proposta de se apresentar no dia 05 de novembro (sábado) no dia da cultura com pagamento de cachê de R$ 500 Reais.

 

CAPITULO I – DAS MODALIDADES E CATEGORIAS:

 Art. 1º – Serão permitidos todas as modalidades de dança existentes.

PARAGÁFO ÚNICO – As apresentações da mostra livre Kids, terão divisão por por idade:

  1. Baby Class – 3 a 5 anos
  2. Infantil –  5 a 8 anos
  3. Infanto – 9 a 12 anos

 

CAPITULO II – DAS INSCRIÇÕES 

 Art. 2º Poderão se inscrever no 1º FESTIVAL  DE DANÇA – CINEMA NA PONTA DO PÉ   coreografias produzidas em todo território Nacional.

Art. 3ºAs coreografias inscritas poderão ser inéditas ou não, e deverão ter a duração máxima de  05 (cinco) minutos;

Art. 4º As inscrições só serão aceitas por meio do acesso ao site http://encontrarte.com.br/festival-de-danca/ , e deverão ser feitas no período 29 de agosto a 24 de setembro. Não serão aceitas inscrições após este prazo. Pede-se evitar o envio no último dia de inscrição, devido ao congestionamento de dados. Não serão aceitas inscrições por quaisquer outros meios, mantendo assim a transparência no preenchimento das vagas.

Art. 5º O cadastro somente será considerado como válido, estando completamente preenchido os dados solicitados na ficha de inscrição.

Art. 6º Para inscrições na mostra competitiva é obrigatório o envio de link de vídeo (You Tube, Vimeo, Google Drive) da coreografia pronta ou ensaio.

Art. 7º O preenchimento das vagas será realizado por seleção da comissão realizadora. Vagas limitadas a 75 coreografias.

Art. 8º Caso a coreografia seja selecionada, a/o responsável deverá enviar cópia dos seguintes documentos, em caso de menor de idade:

  1. a) RG e CPF dos responsáveis;
  2. b) Liberação do direito de imagem de menores;
  3. c) RG ou Certidão de Nascimento do menor;
  4. d) “Autorização de Apresentação”, assinado por seu responsável;
  5. e) Xerox de identidade do responsável anexada.

 

Art. 9º Os grupos e/ou bailarinos inscritos concordam em ceder à Comissão Organizadora deste festival o direito do uso de imagem, em caráter definitivo e gratuito, em relação às fotos ou filmagens realizadas durante o evento, para utilização e promoção do evento nesta e em outras edições.

Art. 10º Não serão permitidas modificações significativas nos dados constantes das fichas, após inscrição; qualquer mudança só será aceita com autorização da produção, caso contrário, implicará em automática desclassificação.

Art. 11º Cada grupo poderá se inscrever com até 04 (quatro) coreografias por modalidade.

Art. 12º – O 1º FESTIVAL  DE DANÇA – CINEMA NA PONTA DO PÉ   não cobra de seus bailarinos nenhuma taxa de inscrição ou ingresso para apresentação.

 

 

DAS APRESENTAÇÕES:

 Art. 13º As coreografias serão apresentadas no palco da praça de alimentação do Shopping Nova Iguaçu. Os participantes são os únicos responsáveis legais pela liberação e direitos da coreografia inscrita no Festival, independente do gênero, subgênero e categoria, devendo observar atentamente as versões escolhidas e liberação dos direitos autorais.

Art. 14º Cada coreografia deverá vir gravada em 1 (um) pen-drive e 2 (dois) CDs: o pen-drive e um CD deverão ser entregues ao auxiliar de sonoplastia, no horário da apresentação e o outro ficará com o Coordenador do grupo, para qualquer eventualidade. Será obrigatória a presença de um representante do grupo na cabine técnica, durante a sua apresentação. A ausência implica na desclassificação do grupo. As músicas deverão ser gravadas em faixa única, sendo que o início do CD/pen-drive deve coincidir com o início da música da coreografia concorrente. Caso contrário, o grupo será desclassificado. Não nos responsabilizamos pela qualidade da gravação do CD/pen-drive.

Art. 15º Não serão admitidas apresentações fora do dia determinado pela coordenação, nem troca de ordem da apresentação. O grupo que não estiver no palco no horário de sua apresentação será desclassificado. Os camarins e coxias são abertos aos bailarinos 01 (uma) horas antes do início do evento.

Parágrafo único – Qualquer coreografia que possuir nudez, nudez parcial, vulgaridade ou músicas ofensivas, será desclassificada e interrompida, durante a apresentação. Não será permitido que bailarinos com figurinos ofensivos subam ao palco. Não é permitido o uso de cenários, a não ser de elementos cênicos de fácil remoção com as mãos pelos próprios bailarinos ou técnicos de cada grupo.É proibido à utilização de animais, fogos de qualquer gênero, fogo, substâncias líquidas que possam cair no palco, goma, areia, argila, pinturas pelo corpo que saiam em contato com o chão do palco, substâncias em pó de qualquer gênero que possa vir a esfarelar e também cair no palco. Cada Grupo deve se responsabilizar em retirar algum adereço que possa vir a cair em cena na hora da apresentação para não atrapalhar o próximo grupo.

Art. 16º O júri de cada etapa eliminatória do festival será formado por 2 (dois) membros da área artística, de notório saber e escolhidos pela comissão organizadora do 1º FESTIVAL  DE DANÇA – CINEMA NA PONTA DO PÉ  .

Art. 17º O cenário e a iluminação são padronizados. Não serão aceitos cenários ou itens cênicos sem o prévio contato com a produção, para esclarecimentos de peso, tamanho, assim como sua montagem. Não serão permitidas apresentações que possam danificar o palco ou prejudicar o andamento dos trabalhos posteriores como, água, fogo, chuva de prata, ou qualquer item que que possa exalar odor ou partículas.

Parágrafo único – Não Haverá agradecimento após a coreografia.

Art. 18º No momento da apresentação, apenas um único responsável pelo grupo deverá estar presente à cabine técnica para instruções (sonoplastia). Sua ausência implicará na eliminação do grupo.

Parágrafo único – Os jurados, juntamente com a Comissão Organizadora do Festival de Dança estarão habilitados para desclassificação da competição, os participantes e grupo que:

– Não cumprirem as disposições do regulamento;

– Que por falta de ética ou ato impróprio, possam vir a prejudicar a imagem do evento, ou causar qualquer inconveniência aos demais participantes e ao público;

– O dançarino esteja inscrito em mais do que um grupo;

– Não apresentar a documentação de inscrição na data limite, exigida no regulamento;

– Estejam sendo orientados durante a apresentação pelo seu coreógrafo e ou auxiliar de coreógrafo;

– Grupo que apresentar participantes que não estejam inscritos para a coreografia;

– Não apresentar a desistência ou substituição de um bailarino mediante atestado médico.

 

DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS:

Art. 19º Os selecionados a receber premiação, assim como os indicados aos prêmios especiais serão premiados na grande final.

Somete a categoria kids, que serão premiadas no mesmo dia da apresentação na mostra.

Art. 20º Avaliação, notas e comentários dos concorrentes inscritos, obedecerão a critérios e parâmetros estabelecidos pelo corpo de jurados. Os grupos que não conseguirem premiação poderão retirar também suas notas e comentários, no horário das premiações.

 

DA  CLASSIFICAÇÃO E PREMIAÇÃO:

 Art. 21º Somente serão divulgados as Classificações de cada etapa, dois dias depois da apresentação.

Art. 22º Só haverá empate em notas iguais, em todos os quesitos.  As premiações seguirão os seguintes critérios:

1° Lugar – Maior nota entre 10 e 9;

2° Lugar – Maior nota inferior ao primeiro colocado ou entre 8 e 9;

3° Lugar – Maior nota inferior ao segundo colocado ou entre 7 e 8.

Parágrafo único – Os casos omissos serão resolvidos pelos Jurados, junto com a Produção do Festival.

Art. 23º Haverá Premiações Especiais no festival, assim como premiação com apresentação com entrega de troféus e certificados em outubro e novembro.

 

DAS OBRIGAÇÕES DOS SELECIONADOS:

Art. 24º O transporte dos participantes, durante o festival, é de total responsabilidade do grupo. O shopping disponibiliza estacionamento, no valor fixo de R$ 7,00 (sete reais) a diária, o qual poderá ser pago na entrada, para evitar filas.

 

DA ANTICORRUPÇÃO

Art. 25º Visando proteger este Edital de qualquer tipo de corrupção, as partes se comprometem entre si a cumprir o estabelecido nas Regras para o Combate à Corrupção, fundamentado na Lei nº 12.846 de 1º de agosto de 2013.

Para a execução deste Edital, nenhuma das partes poderá oferecer, dar ou se comprometer a dar a quem quer que seja, ou aceitar ou se comprometer a aceitar de quem quer que seja, tanto por conta própria quanto por meio de outrem, qualquer pagamento, doação, compensação, vantagens financeiras ou não financeiras ou benefícios de qualquer espécie que constituam prática ilegal ou de corrupção sob as leis de qualquer país, seja de forma direta ou indireta quanto ao objeto deste contrato, devendo garantir, ainda, seus prepostos e colaboradores façam da mesma forma.

 

RENÚNCIA DA AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO OU DE MEDIAÇÃO

Art. 26º Conforme facultado pelo art. 190 da Lei Federal nº 13.105/2015 (Código de Processo Civil), as partes, neste ato, renunciam e dispensam, em caráter irrevogável e irretratável, a realização da Audiência de Conciliação ou Mediação, tal como permitido pelo art. 334, §4º, inciso I, e art. 1046, ambos também do Código de Processo Civil.

 

CONSIDERAÇÕES GERAIS:

Art. 27 Informações complementares podem ser obtidas pelos telefones:  (21) 99747-0599 (com whatsApp) e por meio do e-mail:danca@encontrarte.com.br

Art. 28º Os casos omissos neste regulamento serão decididos pela comissão organizadora do 1º FESTIVAL  DE DANÇA – CINEMA NA PONTA DO PÉ.

Art. 29º A inscrição no 1º FESTIVAL  DE DANÇA – CINEMA NA PONTA DO PÉ  implicará na plena aceitação de todos os itens deste Regulamento.

 

Nova Iguaçu/RJ, 29 de agosto de 2016.

 

 

Inscrições Encerradas