Diversidade de temas no palco do Encontrarte

Por: Flavia Rodrigues
flaviarrodrigues@yahoo.com.br

 

Os temas das peças que fizeram parte da programação do Encontrarte, nesta quinta feira (25/09), foram bem variados.

Histórias de diferentes regiões da África foram apresentadas no espetáculo “Histórias da mãe África”.  O grupo Hangar Produções Artísticas, do Rio de Janeiro, usou contos, mitos e lendas para enriquecer o tema. Priscila Camargo, atriz e contadora de histórias conduziu a plateia a uma viagem lúdica que fortalece a autoestima, dissipa preconceitos e estimula a inclusão social.   A presença de bonecos e músicos tocando ao vivo ajudaram a prender a atenção das crianças, que lotaram o teatro do Sesc Nova Iguaçu.

 

No início da tarde o Encontrarte chegou ao bairro Vila de Cava. Uma família de palhaços mudou a rotina do local. O espetáculo “Poropopó” apresentou cenas de circo-teatro e clássicos da palhaçaria mundial para as crianças que se concentravam na praça local. Durante a apresentação os palhaços, que formam uma família na vida real, fizeram brincadeiras ingênuas e garantiram a diversão do público. A palhaça Bolota, que ainda não completou dois anos, foi uma atração a mais.

 

Mas a realidade das comunidades também teve espaço. A peça “Sintonia Suburbana”, que acontece dentro de uma rádio comunitária, deu voz a personagens comuns nas comunidades e situações do cotidiano de quem vive na região. “Sou estudante de teatro e aprendi muitas coisas hoje. Com certeza vou usar em algum momento da minha vida”, explicou o jovem Pablo Torres.

 

O clássico conto “A bela Adormecida” chegou ao Encontrarte bem diferente das interpretações tradicionais. Numa atuação impressionante a atriz Florencia Santángelo, do grupo Quatro Manos, encantou público que estava no teatro do Sesc. O espetáculo “Acorda, Amor” é a história de um rei e uma rainha que sonhavam em ter filhos e são surpreendidos por uma fatalidade. “Esta apresentação é uma boa desculpa para o ator interagir com público” explicou Florencia, que contou com a participação da plateia para improvisar partes da peça.

 

A programação completa do Encontrarte https://www.encontrarte.com.br/wp-admin/está disponível no site www.encontrarte.com.br. O evento acontece até o dia 27 de setembro. As fotos de cada espetáculo estão disponíveis em facebook.com/encontrarteteatro

 

Créditos fotos:

Paulo César Rêga (“ Histórias da mãe África e Acorda, Amor”)

Marcelle Pontes (“Poropopó”)

Alziro Xavier (“Sintonia Suburbana”)

 

Jornalistas:

Bernadete Travassos – 987343-4121

Flavia Rodrigues – 99166-8822

 

 

Sem comentários ainda

Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário