O EncontrArte Audiovisual realizou neste mês de julho a gravação de dois videoclipes com artistas da Baixada. Pimenta do Reino, banda de Nova Iguaçu, e Natö, artista de Duque de Caxias, foram os selecionados no concurso Mais Videoclipe BXD, somente para concorrentes da Baixada Fluminense.
O curso possui duas turmas avançadas no ano de 2022. Cada turma tem como exercícios a criação de um videoclipe, de um documentário e de um curta-metragem de ficção. Natö filmou nos dias 04 e 06 de julho na sede do EncontrArte, em Nova Iguaçu. Após a gravação, o caxiense Natö afirmou a felicidade de ter realizado o projeto e a satisfação pelas primeiras impressões do trabalho. A direção ficou por conta do estudante Emanuel Sant que relatou a experiência:
“Eu como aluno me sinto muito privilegiado de poder estudar e ganhar experiência nas diversas áreas do audiovisual.”
O videoclipe da banda iguaçuana Pimenta do Reino foi filmado nos dias 11 e 13 de julho e a direção ficou nas mãos da estudante Bárbara Anny. Os roteiros dos videoclipes foram criados e finalizados por núcleos de estudantes e pelos artistas em uma construção coletiva.
Projetos semelhantes a estes são raridade na Baixada Fluminense. O cenário da região apresenta 39 salas de cinema com exibição quase exclusiva de blockbusters internacionais. O acesso a cultura é muito mais escasso que a produção cultural da região. O contexto demonstra a importância da existência de um curso gratuito de audiovisual com produções de artistas locais, estudantes locais e qualidade de profissionais. Dessa forma o concurso Mais Videoclipe BXD é um ganho tanto para artistas quanto para alunos. O coordenador do curso, Fábio Matheus, corrobora com o impacto cultural da escola de audiovisual:
“Temos uma produção extraordinária de música na Baixada Fluminense, que não se reflete da forma que tem que ser em audiovisual, então a escola criou esse projeto para oportunizar e fomentar esse mercado de vídeo clipes.”
O EncontrArte Audiovisual é uma das poucas escolas gratuitas de cinema da região. As vagas são limitadas e costumam ser abertas no final do ano. A sede está localizada dentro do Patronato, em frente à praça Santos Dumont, no centro de Nova Iguaçu.
artistas da Baixada Fluminense Audiovisual Baixada Fluminense curso curta-metragem Espetáculos Festival Festival de Teatro Nova Iguaçu Teatro na Baixada videoclipes